segunda-feira, 18 de julho de 2016

Velocidade,Aceleração e Distância dos Animais


             Velocidade,Aceleração e Distância dos Animais

  
Resumo; este artigo tem como objetivo montra a física e a cinemática nos animais ,demonstrando a velocidade dos animais dos mas rápidos  ao mais lento
Palavras chaves;Animal, velocidade,estudo.

Para a física os animais desde seus passos ate o seu movimento de correr e muito importante para ela e principalmente para o estudo da cinemática(estuda do  movimento).
Dentro da cinemática a Velocidade na física,  relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, esse último chamado de rapidez e de dimensões. Sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms)- Em geral, os símbolos da velocidade são “v” o primeiro para a velocidade escalar e o segundo para o vetor velocidade. A variação da velocidade em relação ao tempo é a aceleração.
Aqui mostrarei a velocidade de alguns animais:


Ave mais rápida - Falcão Peregrino – Se encontra na América do Norte e América do Sul, Austrália e África. Ele pode mergulhar pelo ar a 281 km por hora. Isso é mais rápido que qualquer outro pássaro pode mergulhar.


O agulhão bandeira e a criatura mas rápido do mundo chegando  a 109km ,chega a atingir 3 m de comprimento.


 O Guepardo é o mamífero mais rápido do mundo. Pode atingir uma velocidade de 100 km/h. Já o homem alcança uma máximo de 43 km/h.
e de até 72 Km/h quando necessário.



A zebra e um animal fantástico não apenas por suas famosas listas mas também por atingir 64km/h.
                           
                              
O cavalo e um mamífero da ordem dos ungulados, usam sua velocidade para escapar dois predadores chegando a 60km/h.



A hiena e uma animal da família Hyaenidae  da ordem Carnívora, chega a 55km/h na cacada por suas presas .




 O elefante e membros da família Elephantidae também e um manífero que apesar de ser muito pesado chega a 40km/h .


A ave mais lenta - (Becada americana, Scolopax Minor, voa a uma velocidade de 8 km/h.)
Voo mais lento - As aves de voo mais lento são a galinhola americana e a galinhola eurasiana, que foram cronometradas a 8 Km/h.

Em Física, a aceleração (símbolo: a) é a taxa de variação (ou derivada em função do tempo) da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo² ou velocidade/tempo. Em unidades do Sistema Internacional, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). No CGS, é quantificada em Gal, sendo que um Gal equivale a um centímetro por segundo ao quadrado (cm/s²).Desaceleração é a aceleração que diminui o valor absoluto da velocidade. Para isso, a aceleração precisa ter componente negativa na direção da velocidade. Isto não significa que a aceleração é negativa. Assim a aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU - movimento retilíneo uniforme. Acelerar um corpo é variar sua velocidade em um período de tempo. A aceleração instantânea é dada por:[1]
Em que: “a” é o vetor aceleração;
“v” é o vetor velocidade;
“T” é o tempo
Foi descoberto que o pássaro, nativo da América do Norte, faz uma volta durante o voo que chega a suportar 10 vezes a força da gravidade – um piloto de jato, por exemplo, não aguentaria esta força G sem desmaiar.


A incrível aceleração do pássaro foi medida com o uso de câmeras de alta velocidade, que calcularam que o beija-flor macho, que tem apenas sete centímetros de comprimento, chegava a quase 93 km/h fazendo um “mergulho” no ar para impressionar as fêmeas. A equipe da Universidade da Califórnia, que fez o estudo, afirma que o pássaro voa a 385 vezes o próprio tamanho por segundo, o que é mais rápido que um jato militar – que voa a 150 vezes o próprio tamanho, e um ônibus espacial, que voa a 207 vezes o próprio tamanho por segundo.

Distância:A distância percorrida (ou espaço percorrido) é a medida sobre a trajetória descrita no movimento; o seu valor depende da trajetória.

O deslocamento é a medida da linha reta que une a posição inicial e a posição final; o seu valor só depende destas posições, não depende da trajetória.
 Quando um corpo descreve um movimento retilíneo, sem inversão de sentido, a distância percorrida coincide com o valor do deslocamento.
A distância percorrida é uma grandeza escalar (quer dizer que fica completamente definida através de um valor numérico e respetiva unidade de medida), sempre positiva.
O deslocamento é uma grandeza vetorial (representa-se por um vetor).
Menor acontece quando o beija-flor está em época de acasalamento e uma fêmea chega a seu território. O macho então voa alto e faz um “mergulho” no ar. Quando chega ao fim do voo, quando tem sua maior velocidade, o pássaro produz um barulho alto com as asas do rabo, descrito como um “chio explosivo”.
Na linguagem corrente, distância é a medida da separação de dois pontos. A distância entre dois pontos é medida pelo comprimento do segmento de reta que os liga. Quando se fala na distância entre dois pontos da superfície da Terra, então a distância é o mínimo comprimento entre as possíveis trajetórias sobre a superfície partindo de um ponto e atingindo o segundo (Geodésia).Em aplicações práticas, é comum definir a distância entre dois pontos na Terra como o comprimento da trajetória utilizada por determinado meio de transporte.A distância é sempre uma medida positiva e tem a propriedade de que a distância de um ponto A até um ponto B é idêntica à distância do ponto B até o ponto A.

Portanto vimos que  a cinemática não  estuda na areá de transportes , mas sim  atua em tudo que tem movimento,aceleração,velocidade.
ALUNOS(a): Franciely Nogueira, Gilmara Santos, Micael Robson, Paloma Santos, Amanda Santos.David .  


Nenhum comentário:

Postar um comentário