quarta-feira, 13 de julho de 2016

Velocidade, Aceleração e Distância dos Veículos de Transporte

Velocidade, Aceleração e Distância de Veículos de Transporte





Luiza, Giselle, Rebecka, Miriam, Crislane, Fabricia e Lorena.


Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a evolução dos veículos de transporte desde suas primeiras criações até os dias atuais, demonstrando as velocidades e distâncias percorridas nas primeiras tentativas e como estas tentativas e falhas ajudaram a criar melhorias para o transporte de hoje.

Palavras-Chave: Evolução, transporte, velocidade e distância.


Os veículos de transporte passam por transformações e evoluem ao longo do tempo, e mesmo hoje, quando eles parecem ser bem mais aperfeiçoados e melhores que os antigos, ainda há mudanças á serem feitas. Pois o homem sempre irá querer ir além do que já chegou. No início eram utilizados apenas animais para a locomoção de pessoas, como cavalos, porém depois do surgimento da roda, que foi um grande avanço para a sociedade, os transportes começaram a ganhar formas e técnicas diferenciadas para a locomoção.

Temos hoje automóveis e veículos que percorrem uma longa distância em pouco tempo, 30 á 40 minutos, quando anos atrás demoravam mais de um dia para chegar ao destino. Como esta evolução ocorreu? Por onde começaram os cientistas e engenheiros? Começaram com carroças e bicicletas até chegarmos aos carros atuais e rápidos de hoje em dia?

Para entender como o homem pensou nas diversas formas de se locomover sem se cansar ou perder horas, é preciso voltar para quando havia apenas a roda e os meios de transporte começaram a serem construídos e pensados por engenheiros.

Começando por um dos primeiros carros feitos á partir das rodas:
Como o surgimento da roda foi o gatilho para a evolução dos veículos de transporte, vamos começar pelo primeiro veiculo motorizado feito á partir dela, que foi um carro de três rodas, feito em 1885 pelo alemão Karl Benz. Tinha dois acentos, três rodas e sua velocidade era de 18km/h. Sua aceleração era de 5m/s e percorria 28 metros de distância.
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O primeiro carro a ser vendido em massa foi o Modelo T de Henry Ford. Foi introduzido ao mercado em 1908, sua velocidade máxima era de 75km/h , aceleração de 20m/s e a distância era de 65m.

Após anos de competições entre indústrias e empresas, os carros foram evoluindo e buscavam serem mais práticos e rápidos a cada nova marca ou velocidade. Atualmente os carros da Ford são diferentes do Modelo T, como por exemplo: o novo Ford Ka 2016 que tem muito mais conforto, vários tipos de funcionalidades da tecnologia atual, como bluetooth, entrada USB e outros.
Sua velocidade máxima é de 164km/h, aceleração de 13,9 segundos, percorre 45 metros por segundo. Ou seja, tinha o dobro da velocidade do Modelo T de anos atrás.
Isso demonstra como os veículos se comportavam antigamente e como eles estão agora.




  •  [Imagem 1 - Ford Ka 2016, um dos carros atuais da empresa Ford.]



Após os carros, que eram veículos próprios e individuais, haviam também os transportes públicos, que locomoviam pessoas em conjunto dando paradas em locais regulares.
Karl Beinz também foi responsável por criar o primeiro ônibus motorizado do mundo em 1895, tornando possível uma viagem coletiva entre os passageiros. O Primeiro ônibus tinha motor traseiro movido á gasolina e tinha a velocidade média de 15km/h, e percorria 4m/s.

Os ônibus urbanos atuais pode atingir velocidade máxima de 60km/h, tendo como distância percorrida de 16 metros por segundo. Um ônibus rodoviário pode chegar de 100 á 120 Km/h, e ter até 27m/s ou 33m/s. Cada um deles possui sua própria velocidade máxima, já que difere de um estado/cidade para outro.

Porém a diferença de um ônibus atual para um de Karl Beinz é grande tanto na velocidade quanto na evolução tecnológica.



  •  [Imagem 2: Ônibus escolar atual.]


Um dos meios de transportes muito usados desde o século XIX é o trem, por levar muitos passageiros á determinados locais em determinada hora, ele faz grandes percursos em poucas horas.
O primeiro deles á qual deu um grande passo no desenvolvimento da locomotiva á vapor foi o inglês George Stephenson, que deu origem á locomotiva Rocket, possivelmente melhor que a Blucher que era muito lenta, a locomotiva já atingia a velocidade de 30Km/h, chegando á percorrer 8 metros por segundo.



  •  [Imagem 3: Locomotiva Rocket, construída em 1829, se encontra no Museu da Ciência em Londres. ]


Até as locomotivas tinham de evoluir para algo mais rápido e moderno, por isso hoje temos os trens bala, chamados assim por sua velocidade ser semelhante ao de uma bala, ou seja, muito rápido, superior á 300Km/h, graças ao magnetismo que estes trens conseguem chegar á estas velocidades surpreendentes, um dos mais velozes é o Magleveste da China com sua levitação magnética chega a velocidade máxima comercial de 430Km/h, chegando á 119m/s, pode percorrer 30k/m em sete minutos e mesmo assim pode chegar á 500Km/h.




  •  [Imagem 4 : Magleveste trem de Xangai, China. Lançado em 2004.]



Assim como os trens, o avião também foi um marco importante para a sociedade. A humanidade sempre quis ter o domínio sobre os céus, podendo viajar nele sem preocupações. Primeiro começou com balões de ar quente e Dirigíveis, porém ambos foram substituídos pelo avião, em que o primeiro sucesso foi construído por Santos Dumont e os irmãos Wright que deram origem ao 14-Bis, o primeiro de um avião á ser registrado na história da aviação. Conquistou dois prêmios por ter feito um voo de 220 metros em 21 segundos com uma velocidade média de 37Km/h em Paris. Sua velocidade máxima era de 40Km/h.

Em comparação aos dias atuais, os aviões evoluíram bastante e existem aqueles que quebram a barreira do som. Estes aviões geralmente são usados para propósitos de espionagem ou são utilizados em guerra. São chamados aviões caça, um deles era o Lookhed Martin SR-71, tão rápido que podia invadir o espaço aéreo de outro país sem ser percebido, atingiam incríveis velocidades de 3.540Km/h, ou seja 983 metros por segundo.




  •  [Imagem 5: O SR-71, estreou nas forças dos EUA e fazia testes de altas velocidades em grandes altitudes.]


Os aviões comerciais já tem velocidade média e máxima reduzidas, cerca de 900Km/h, podendo percorrer um quarto da esfera terrestre.

Apesar de ser um dos mais utilizados, os navios e barcos não tiveram um " pai" assim como como os aviões e carros. Desde as primeiras sociedades e possivelmente até mais atrás os seres humanos já navegavam, seja por um tronco de uma árvore, uma jangada ou como nos dias de hoje pelos navios e cruzeiros. Porém, qual seria a velocidade e desenvolvimento de um de anos atrás?
Uma caravela portuguesa por exemplo, feito pelos portugueses, mas também utilizada pelos espanhóis nas descobertas do Novo Mundo e nas navegações. Uma de Caravela da época de Colombo: atingia á 12 nós, ou seja, 12 milhas marítimas por hora. Percorria distâncias de aproximadamente 8.925 Km, e sua velocidade media era de 10,33 Km/h.




  •  [Imagem 6: Caravela de Colombo, a Santa Maria. ]


Outro navio famoso tanto por seu desastre quanto pelo seu tamanho era Titanic, que por coincidência naufragou pela velocidade máxima num campo de icebergs. Sua velocidade era de 21 nós, 39Km/h era sua velocidade média e possuía a Máxima de 41Km/h. Foi por causa desta velocidade máxima e sua aceleração que não foi possível mover o leme em menos de 30 segundos.




  •  [Imagem 7: O famoso transatlântico Titanic naufragou por sua velocidade máxima em águas próximas a Icebergs. ]


E um Navio de hoje em dia? Qual seria sua velocidade? O Buquebus Francisco da Argentina responde á estas expectativas, podendo chegar a incríveis 107Km/h, que seriam 58 nós. Com motores a jato pode ir da Argentina ao Uruguai, em 200 Km pode ir de Buenos Aires á Montevidéu em menos de duas horas.




  •  [Imagem 8: O navio mais rápido do mundo, Buquebus Francisco.]



Até aqui percebemos que a evolução dos veículos de transporte evolui um grande passo á cada década, pode percorrer longas distâncias em poucas horas, podem ir de um país para outro sem necessitar passar meses num navio, como era nas colonizações e descobertas do Novo Mundo.

O homem sempre vai querer controlar o tempo e onde ele estará em determinada hora ou lugar. Uma forma de levar as pessoas aos seus destinos com tecnologia avançada em maior velocidade e menos tempo.



• Referências e Fontes:
http://tarauacanoticias.blogspot.com.br/2010/09/qual-velociade-de-uma-caravela-da-epoca.html
 https://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic http://meios-de-transporte.info/evolucao-dos-transportes.html
https://historiadocarro.wordpress.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o
https://it.wikipedia.org/wiki/Locomotiva_Rocket
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/carrosantigos/
http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2015/06/navio-mais-rapido-do-mundo.html
http://airway.uol.com.br/conheca-os-avioes-mais-rapidos-de-todos-os-tempos/
http://www.transportabrasil.com.br/2014/09/confira-os-trens-bala-mais-velozes-do-mundo/

 Imagem 1:http: //precoscarros.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Novo-Ford-Ka-2016-01.jpg

 Imagem 2: https://blogpontodeonibus.files.wordpress.com/2013/04/escolar.jpg

Imagem 3: http://images.slideplayer.com/23/6661379/slides/slide_29.jpg

Imagem 4: http://viatrolebus.com.br/wpcontent/uploads/2014/09/A_maglev_train_coming_out_Pudong_International_Airport_Shanghai.jpg

 Imagem 5: http://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/05/SR-71.jpg
 Imagem 6: http://s2.glbimg.com/_YESusEjrhxjn6Ho1zUNHfl6GI=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2014/05/13/santamaria1.jpg

Imagem 7:  http://static.directmatin.fr/sites/default/files/titanic_3.jpg
 Imagem 8: http://1.bp.blogspot.com/aQvuN4wXod4/VY0nXUJYy1I/AAAAAAABFU0/JO6zqAMlL88/s1600/Buquebus_Francisco.jpg

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