sexta-feira, 15 de julho de 2016

Políticas de Ação Afirmativa em Benefício da População Negra no Brasil

C.E.P.E.S.F.- 1º Ano B -Vespertino. 
Alunas: Luiza, Giselle, Rebecka, Miriam, Lorena, Fabricia e Crislane.
Professor: Wagner 



Políticas de Ação Afirmativa em Benefício da População Negra no Brasil






Os negros vem dando grandes passos contra o racismo moderno, mesmo nesta evolução, ainda são a maioria pobre e sem chances nas universidades. Um sistema que os ajuda é o das cotas e políticas afirmativas, mas este é considerado injusto por muitos.




Os problemas relacionados ás injustiças que reforçam a ideia de políticas positivas vem dos problemas gerados a anos atrás, desde que as minorias tinham seus direitos limitados. Até hoje as favelas são ocupadas por maioria negra ou parda, e estas mesmas são aquelas que estão tendo poucos recursos para manter educação ao mesmo nível que a classe privilegiada. Os com menos renda e educação esforçam-se para chegar onde os de classe privilegiada ficam, enquanto os últimos continuam tendo boa educação e ensino médio e superior completos.
Quando aqueles que se esforçam chegam, á ganhar sua graduação, mestrado ou doutorado, ainda tem problemas no caminho para conseguir um emprego e progredir na sua carreira. Primeiro que numa seleção ou entrevista, se tiver dois homens um branco e um negro, aquele que tem mais chances de conseguir a vaga é o branco, por ter tido ensino de melhor qualidade. Caso um negro consiga uma vaga de carteira assinada, seus superiores serão os não negros e mesmo tornando-se um bom empregado talvez não chegue a evoluir na empresa, tanto na competição quanto na desigualdade desde o ensino superior até conseguir a vaga.
A evolução e conquista por direitos e benefícios é um caminho longo e lento. Todos os direitos conquistados em benefícios aos negros e pardos precisaram de anos para concluir, pois haviam pessoas contra eles. Há pessoas não estão de acordo com as políticas positivas, pois acham que é injusto um negro já ter um vaga, se ele a merecer, garantida só pela cor de sua pele. Um argumento usado é o de que a Lei das Cotas, uma das políticas afirmativas usadas, não se posiciona para a melhora da educação pública do país, assim disfarçando os problemas na educação. Outro argumento debatido é que as políticas afirmativas para negros e pardos vai contra o artigo 5 da Constituição Federal Brasileira, no qual diz que todos somos iguais sem distinção de qualquer natureza.
Para que os problemas educacionais relacionados a qualidade de ensino fossem resolvidos, seria preciso que o governo melhorasse os ensinos nas escolas públicas municipais e estaduais, para que os alunos de escola pública não ficassem sempre atrás dos alunos das escolas
particulares.Quanto mais projetos, professores qualificados e salas de aula confortáveis teríamos mais melhorias nos resultados em finais de ano. Assim, com um ensino equilibrado, os negros e pardos teriam chances nos concursos e as políticas afirmativas poderia ser utilizadas. As políticas afirmativas não ajudam apenas negros e pardos, elas também podem apoiar pessoas de baixa renda social e abaixo da linha de pobreza independente de cor. As cotas sã necessárias para que as exclusões sociais e desigualdades no país diminuíssem. Conforme os menos privilegiados adquirissem chances de conquistar os seus objetivos e construírem uma sociedade com equidade e justiça.
As políticas afirmativas não podem se vistas como benefício ou injustiça, pois elas são frutos das desigualdades raciais de anos atrás, quando, havia escravidão. O preconceito ainda está enraizado e atua sem percebermos como quando a maioria dos pobres são negros e pardos, ou quando maioria das escolas particulares são de brancos, ou ainda quando as notas de um aluno negro de escola pública são menores do que de um aluno branco de escola particular. As cotas e as políticas afirmativas servem para dar um impulso para estes que possuem poucas oportunidades e para extinguir a desigualdade presente no país.




Entretanto, os benefícios trazidos pelas políticas afirmativas e a Lei Contas está além do esperado. É necessário criar novos programas, mas primeiro o governo precisa colocar em prática tudo que já está escrito em papéis. Portanto, é necessário o aperfeiçoamento e a execução desses programas corretamente. O governo ao invés de demonstrar para a sociedade negra que está ajudando, dando um passaporte para um ensino superior (Faculdade ou Universidade), acabou fazendo um número de negros entender que o governo fazia um ato de caridade. É preciso trabalhar as políticas afirmativas e a Lei de Cotas com o propósito de igualdade e melhoria na educação. O governo na tentativa de atingir metas, tentou mostrar para a sociedade que o problema tinha sido resolvido, que não havia mais desigualdade social no Brasil, mas isso ainda é uma ilusão presente na realidade da sociedade brasileira. O governo deveria melhorar o ensino, tentar tirar os de baixa renda da linha da pobreza, ou seja, fazer com que um negro tenha os mesmos recursos que um branco, que eles tenham oportunidades iguais e esforços iguais, é para isso que deveríamos lutar, mas como essa meta não foi atingida, a melhor solução é continuar com o sistema de cotas para prevenir que a população negra tenha um mesmo nível que os privilegiados.

5 comentários:

  1. Esse texto foi feito por alguma alma penada? Cadê os componentes?

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  2. Esse texto foi feito por alguma alma penada? Cadê os componentes?

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  3. Redação corrigida.Nome dos componentes, escola, professor e série colocados.

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  4. - Belo texto. Porém, ficou restrito à questão das cotas.

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  5. Ṕrecisam colocar o nome completo dos componentes.

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