sexta-feira, 15 de julho de 2016

Tema: “Bela, recatada e do Lar”

                                            “Bela, recatada e do Lar”

Equipe: Maria Eduarda, Julia Kelly, Raquel Lins, Joás Damaceno, Mikael Viana, Luciano Menezes, Kedson Ramon.

Esse tema ficou popularmente conhecido após um artigo elaborado pela revista Veja, o artigo desenvolve uma abordagem sobre a quase primeira dama Marcela Temer, esposa do vice-presidente Michel Temer.

Bela, Recatada e do Lar, de acordo com a revista Veja e a sociedade em que vivemos, uma mulher é considerada perfeita por se comportar de maneira correta, imposta pelos padrões, não há problema algum em ser “bela,  recatada e do lar”, porem a sociedade impõe um padrão em que escolhas diferentes seriam uma forma errada de ser mulher.

Uma questão impregnada em nossa cultura: que a mulher existe apenas para exercer certas funções como ser uma boa esposa, uma boa mãe, uma boa dona de casa ou seja uma “mulher perfeita”. A mulher que cumpre todas as suas obrigações fora do lar, sofre preconceito se não exercer seus afazeres de casa, torna-se uma mulher incompleta de acordo ao padrão da sociedade. A mulher sempre sofreu por ser considerada inferior ao homem em todas as áreas, embora as mulheres tenham conseguido demonstrar suas habilidades em qualquer área, mostrando-se  igual e até superior ao realizar as mesmas funções de homens.

Na visão machista da maioria dos homens e até de algumas mulheres, lugar de mulher é na cozinha, sendo dona de casa. Na maioria das vezes quer ser importante e respeitada na área em que trabalha. A mulher atualmente quer ter o reconhecimento pelos seus esforços, e apesar de já ter conquistado seu espaço no mercado de trabalho é muito menosprezada, concorrendo ao mesmo cargo com um homem.

Esse tema carrega vários significados dela, uma mulher que segue padrões de beleza impostos pela sociedade e que agrada aos olhos masculinos. Recatada, uma mulher que não chama atenção e que é discreta, ou popularmente uma mulher considerada de respeito e ou a mulher que foi “feita para casar”. Do lar, esta característica se refere a uma mulher que não se impõe e que demonstra sempre ser uma boa esposa e que seu lugar e sendo uma dona de casa. O padrão imposto pela sociedade da perfeição da mulher tem que ser desfeito, pois na sociedade em que vivemos que é a luta dos padrões pré-estabelecidos totalmente fora da realidade.

Seja trabalhando fora, seja cuidando da casa, bebendo com os amigos ou em um jantar com os amigos, usando roupas justas e decotadas, ou acima do joelho e compostas, o que importa e que a mulher seja livre para realizar o que ela quiser sem ser julgada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário