segunda-feira, 24 de outubro de 2016

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV) 
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE
Email: cepesf1Bv2016@gmail.com
          
                                                                           André Luiz,
Crislane Santos,
Fabricia Soares,
Giselle Couto,
Jessilene Mirian,
Lorena Paula,
Luiza Oliveira,
Rebeca Fontes.
                                                                          

RESUMO:


Este trabalho é um estudo da cinemática, que é a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos, estes movimentos são o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). 

Palavras Chaves: Movimento, Tracker, Cinemática. 


INTRODUÇÃO:


O presente trabalho trata-se de uma investigação sobre os movimentos, sob supervisão do docente Samuel Nunes de Santana. Realizou-se a pesquisa no Laboratório do Colégio Estadual Prof° Edilson Souto Freire (C.E.P.E.S.F.), localizado no município de Dias D’Ávila (BA). O projeto apresentado como avaliação parcial da disciplina de Física, desenvolvido por uma equipe de discentes da turma 1° ano B (vespertino).
O objetivo deste projeto é estudar e analisar os tipos de movimentos, a saber Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). O primeiro refere-se aquele em que um móvel se desloca com velocidade constante em trajetória reta, em intervalos de tempos iguais o deslocamento percorrido pelo móvel é igual. O segundo refere-se aquele em que um móvel se desloca com aceleração constante em trajetória retilínea, tanto a velocidade do objeto quanto o intervalo de tempo sofre variações igualmente. Foram realizados dois experimentos para analisar tais movimentos, utilizando na análise destes movimentos o software Tracker. Por meio do qual é possível obter rastreamento de móvel, modelagem, gerar e analisar dados a partir de vídeos. A partir de suas ferramentas é possível elaborar dados e gráficos, os quais foram de fundamental importância para o desenvolvimento e comprovação deste estudo experimental.


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: 

Experimento 1

1 Esfera de aço na calha

Para a realização do experimento foi utilizado um objeto metálico retilíneo, e colado uma régua de acrílico de 30 cm. Depois o mesmo foi colocado em cima de uma mesa de madeira, e com um piloto vermelho foi demarcado na régua os centímetros (0 cm a 30 cm), devido ao fato de que o software compreende e identifica apenas cores fortes. Portanto utilizou-se deste recurso afim de que a velocidade seja calculada corretamente.
Com uma câmera em um tripé foi filmado os movimentos, e um dos componentes colocou uma esfera de aço no objeto metálico e deixou que descesse, sem empurrar ou oferecer algum impulso a esfera de aço. Posteriormente o vídeo foi submetido a análise no Tracker.

Experimento 2
2 Gota de tinta no óleo

Para a realização deste segundo experimento foi colocado óleo de cozinha numa proveta, e em posição vertical foi colado com fita isolante um régua de acrílico de 30 cm, sendo também demarcados os centímetros com piloto vermelho (0 cm a 14 cm da régua). Num copo descartável foram adicionados 100 ml de água e gotejamos de 10 a 14 gotas de tinta guache vermelha. Depois foram misturadas as duas substâncias até serem dissolvidas completamente e posteriormente coladas dentro de um conta-gotas.
Com uma câmera também em um tripé foi filmado os movimentos, um dos componente da equipe segurou o conta gota e o posicionou para baixo, deixando a mistura obtida gotejar dentro da proveta contendo óleo.


RESULTADOS:


Os vídeos elaborados foram submetidos a análise, para obtenção de resultados concretos. A hipótese formulada durante a observação dos movimentos referente ao experimento 1, de que a esfera de aço na calha possuía Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) foi atestada mediante análise com o Tracker.
- Gráficos e dados adquiridos:

 

 Foram analisados gráficos e dados adquiridos, onde no primeiro gráfico trata-se de uma reta evidenciando, portanto, um gráfico de um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Pois para ser um gráfico de (MRUV) seria em forma de parábola. Analisando a tabela de dados, nota-se que há variações nos resultados. Porém, em determinado momento nota-se ocorrência de um Movimento Uniforme, como podemos observar na tabela uma série de "21". Lembrando-se de que nenhum movimento na natureza é totalmente uniforme, sempre terá variações.

Na realização do experimento 2, durante a observação foi discutido que o movimento da gota de tinta ao se deslocar no óleo se tratava  de um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV), para se comprovar submeteu-se a análise.
- Gráficos e dados adquiridos:

 

Analisando os dados obtidos, notou-se que estes estão mais próximos de um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), embora ainda haja variações nos dados. Foi uniforme durante todo o tempo, exceto em um momento, como pode ser visto no exemplo “0” trata-se de (MRUV).


Conclusão:

Como descrito na literatura, não existe na natureza um movimento totalmente uniforme, sempre haverá variações. Portanto, mediante a realização destes experimentos que tinha como objetivo estudar os movimentos, foram feito descobertas, se adquiriu conhecimentos sobre o software que realizou a análise e sobre os tipos de movimentos, promovendo reflexões e esclarecendo dúvidas.
Chegamos a conclusões e obtemos resultados daquilo que estava sendo investigado no trabalho de campo.


TRACKER

·       O que é o Tracker? O Tracker é uma ferramenta de análise de vídeo e modelagem gratuita construída sobre a Open Source Physics (OSP) Java. Ele é projetado para ser usado em ensino de física.

Algumas das ferramentas do Tracker.
·         Rastreamento
Rastreamento com a posição, velocidade e aceleração e sobreposições de dados manuais e automatizado do objeto.

·        Modelagem
Model Builder cria modelos cinemática e dinâmica de partículas de massa de ponto e sistemas de dois corpos.

Como fazer uma analise no Tracker?

Ao abrir o programa Tracker, logo vai aparecer esta tela abaixo:



Logo após clicar em "arquivo", você deve clicar em "abrir” e escolher o seu vídeo no qual fará a analise.

Abrir




Vídeo



Após abrir o vídeo, você vai definir o ponto de inicio, e o ponto final da trajetória do objeto, logo após, você vai colocar o eixo sobre o objeto, e com a fita de calibração vai medir a distancia que esse objeto vai percorrer, e vai definir os seus centímetros, após seguir esses passos, você vai a Trajetória, Novo, Ponto de massa, logo em seguida segure "Ctrl+Shift" e com os botões pressionados clique em cima do objeto e clique em "pesquisar", logo o Tracker irar iniciar o rastreamento. 



Após o rastreamento, na tabela vai aparecer o gráfico e os dados do objeto.


REFERÊNCIAS

TRACKER. Disponível em: <http://physlets.org/tracker/>. Acesso em: 24 de setembro de 2016.

SANTANA, Samuel Nunes de. Tracker, a ferramenta de análise física de vídeo open source. Disponível em: <http://becodafisica.blogspot.com.br/2016/02/tracker-ferramenta-de-analise-fisica-de_2.html?view=flipcard#>. Acesso em: 17 de outubro de 2016.

GUIMARÃES, Osvaldo, CARON, Wilson, PEQUEIRA, José Roberto. Física, volume 2, 1ª edição. São Paulo: Ática, 2013.

Experimento. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=MRW2eV014dM>. Acesso em: 20 de outubro de 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário