sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O abuso do álcool e suas consequências

Relativo ao tema e possível afirmar que o uso de álcool ou abuso do álcool tem se constituído um problema acentuado e complexo na sociedade atual. Existem evidencias de que o consumo destas substancia psicoativa e prevalente em todo o mundo e esta associada a problemas de saúde publica. Tal substancia que constituem fator de risco para uma variedade de problemas de saúde, sociais, financeiros e de relacionamentos para indivíduos e suas famílias. O impacto do consumo abusivo do álcool esta associado a crimes e violências que também tem sido assuntos cada vez, mas discutidos em todo o mundo. Em um estudo sobre a ocorrência de violência domestica contra crianças e adolescentes, 32% das famílias afirmaram que quando o álcool ou as drogas ilícitas estão presentes entre agressores, suas vitimas ou em ambos.

E importante saber que o consumo abusivo do álcool esta ligado a diversas consequências para o individuo que o consome, e para aqueles que estão a sua volta e para a sociedade como um todo. Consequências como acidentes no transito, problemas no trabalho, com a família e violência interpessoal tem sido o foco de intersere, de atenção publica e de estudos científicos nos últimos anos, indicando um intersere crescente na elaboração de um conceito, mas amplo do fenômeno. O impacto que o abuso do álcool oferece nas redes sociais como um todo e fruto tanto do prejuízo que essa temática causa na produtividade econômica quanto da atenção e dos recursos gastos pela justiça criminal, pelo sistema de saúde e por outras instituições sociais. Estimam-se em 30% as taxas de absenteísmo e de acidentes de trabalho causados por abuso do álcool na Costa rica. Na índia, os números indicam que e de 15 a 20% do absenteísmo e 40% dos acidentes de trabalho são causados pelo abuso do álcool. Na França, os acidentes de trabalho ocasionados pelo uso de álcool atingem números que variam de 10 a 20% de total de acidentes dessa natureza ocorridos no pais.o consumo abusivo do álcool atinge também as famílias pós o uso de bebidas alcoólicas esta associado as consequências negativas tanto daquele que bebe quanto de seu companheiro e filho.os danos do álcool a família podem vir de diversas formas,seja pela saúde física e mental de seus companheiros ou seja pela saúde financeira do lar.o consumo abusivo do álcool durante a gravidez pode resultar em complicações para  saúde da criança como a síndrome fatal alcoólica. Também podemos afirmar que o uso dessas substancia pelos pais também este associado ao abuso de crianças e as repercussões negativas para o universo social, psicológico e econômico do infante. O dinheiro gasto com álcool pode desfalcar o orçamento domestico de um lar carente de recursos financeiros, deixando seus membros a mercê de intercorrencias e suscetibilidades. Vale salientar também o surgimento de violência no lar e os acidentes domésticos em decorrência do uso do álcool no contexto familiar. Nota-se, assim, que o consumo de bebidas alcoólicas, pode prejudicar a relação entre pais e filhos e entre Marido e mulher, desgastando o bom funcionamento da casa como um todo. Relativo também ao que vemos e possível afirmar que as consequências econômicas do uso do álcool são significativas especialmente em região de elevada pobreza. Alem dos gastos com a bebida, o usuário abusivo do álcool sofre outros prejuízos, como, por exemplo, a exposição a trabalhos mal renumerados, perda de oportunidade de trabalho, gastos crescentes com a saúde devidos as doenças e acidentes, e gastos em decorrência de problemas com a lei envolvendo o uso de bebida. Em um estudo recentemente conduzido no Sri lanka relacionando o álcool e pobreza 7% dos homens entrevistados afirmaram ter gastos com bebidas alcoólicos que superavam sua renda mensal.
Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que o uso abusivo do álcool esta associado a diversas consequências sociais. O uso abusivo do álcool com os termos vistos e perigoso para mente pós mexe com o psicológico do usuário e faz mal a família ou a quem esta ao seu redor. E com os argumentos visto e importante ressaltar que o abuso do álcool pode trazer varias doenças quando uma mulher esta grávida para com a criança. E importante nos conscientizar que fazer o uso abusivo do álcool pode retirar uma vida como a do companheiro como a do usuário. E preciso pedir ajuda ir ao medico, fazer tratamentos para que se livre de uma vez por todas do consumo do álcool, reconhecer que precisa de ajuda e que aquele ato faz mal para todos e que você pode acabar com um relacionamento e um funcionamento sentimental entre a sua família e você. Por fim, apenas um trabalho conjunto, de toda a sociedade, envolvendo poder publico, iniciativa privada, organizações não governamentais,e contando em especial engajamento medico ,poderá ser efetivo para menos prejuízos e remediar danos causados pelo uso abusivo do álcool. E preciso ter centros de recuperação, mas ampliado para um bom funcionamento, na vida de quem já e acostumado a beber, mas da dose ou beber, mas do que deve porque só assim iremos ter um mundo melhor.

Colégio Edilson Souto freire.
Alunos: Reinan Mendes, Paloma dos anjos, Amanda Souza, Gilmara e David.     
 Professor: Wagner Aragão tele      disciplina: Historia



2 comentários:

  1. http://www.ufjf.br/ppgpsicologia/files/2010/01/Daniela-Cristina-Belchior-Mota.pdf
    http://www.cisa.org.br/artigo/3988/acoes-para-reduzir-uso-nocivo-alcool.php

    ResponderExcluir
  2. Sobre o vídeo: Vocês apenas leram textos. Não demonstraram entendimento sobre o assunto. Além disso, o vídeo é curtíssimo.

    ResponderExcluir